Futebol na Itália

O futebol em Itália é um dos mais poderosos e tradicionais do mundo, partindo do ponto que a Squadra Azzurra, como é conhecida a seleção, venceu quatro vezes o Campeonato do Mundo. Todas as competições de futebol no território italiano são organizadas pela Federação Italiana de Futebol. As principais competições são o Campeonato nacional e a Copa da Itália, ambos passaportes para os torneiros continentais da UEFA. Estas competições são patrocinadas pela operadora TIM.

Os media italianos cobrem intensamente o campeonato e a selecção, e o povo é bastante ligado à modalidade, sendo grandes admiradores deste. Os italianos porém também são conhecidos por quase sempre jogarem de forma extremamente defensiva, passando desse ponto e chegando à famosa “retranca”, que eles chamam de catenaccio. É algo normal em jogos da seleção italiana, a equipe ficar quase toda na defesa após a marcação de um gol que a deixa com pequena vantagem no marcador para proteger o resultado, muito ao contrário das tradicionais equipes brasileiras, que normalmente armam um estilo de jogo bastante ofensivo. Italianos em geral atribuem a esta tradição defensiva um fruto da cultura de seu povo, já que estes tem o costume de sempre proteger o que possuem. Também devido à cultura do povo, muitos explicam o modo brasileiro de jogar, que para estes, a forma herdada da cultura por muitos jogadores é a tradicional “não há nada a perder”. Em 2006, a seleção venceu o Mundial no esquema 4-5-1. Consequência disso também é o surgimento de grandes guarda-redes e defensores italianos, como Dino Zoff, Fabio Grosso e outros.

 

Serie A, competição mais nobre e tradicional do país, reúne as vinte melhores equipes de Itália na primeira divisão, esta conhecida como Serie A. No total são mais de 4 mil clubes organizados em 10 divisões. O seu maior campeão é a Juventus com 27 títulos nacionais. Desde 1929, a competição é disputada no formato de pontos corridos.

Se você está interessado em Futebol Itália, aqui oferecemos sobre produtos da seleção Itália : https://camisolasfutebol.com/europa/italia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *